Os problemas de comunicação são uns dos mais comuns nos atendimentos de casais que procuram orientação, aconselhamento ou terapia de casal. Não raras vezes, as pessoas se queixam ou de serem mal compreendidas ou de entender algo completamente diferente daquilo que o parceiro(a) intentou dizer. Aprender se comunicar de forma eficaz requer prática, não se pode partir do pressuposto de que o nosso companheiro(a) tem a obrigação de saber o que pensamos e sentimos se a linguagem não for clara. Antes de começar a praticar é necessário saber o que deve ser praticado para melhorar a comunicação. Com isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a se comunicar melhor com o seu amor.

Quando você fala:

1 – Fale de forma atenta, calma e firme

Você deve fazer um esforço para falar de maneira consistente e tranquila, e ao mesmo tempo mantendo a atenção em quem te ouve. Controlar os impulsos e o temperamento altivo durante a comunicação pode aproximar a “audiência”, ou seja, aumenta as chances de que o seu(sua) companheiro(a) escolha te ouvir. Além disso, mantenha o contato de forma a mostrar que você está notando a atenção que ele te dá. Isto é feito pela postura do corpo, direção do olhar, o tom de voz e eventuais interrupções quando ele(a) deixa de te dar atenção.

2 – Seja objetiva(o)

Mudar de assunto no meio da conversa é mais uma estratégia para criar problemas do que para solucionar problemas. Despejar perguntas de assuntos diferentes da conversa pode ser muito destrutivo. Converse sobre um assunto de cada vez, inicie outro assunto quando a conversa sobre o assunto anterior estiver encerrada. Manter a objetividade da conversa e ir direto ao assunto são mais eficientes do que ficar fazendo rodeios. Não existe uma regra sobre usar perguntas fechadas (suscitem respostas do tipo sim ou não) ou abertas (múltiplas possibilidades de resposta). As perguntas abertas conduzem a respostas mais completas e facilitam uma comunicação mais circular – comunicação em que há igual intercâmbio entre ambos. Por outro lado, as perguntas fechadas ajudam a manter o foco no assunto. Você escolhe o que vai te ajudar mais com o seu amor.

3 – Não fale demais

Fale a quantidade certa e evite prolongar as declarações. Falar muito sobre o mesmo assunto pode desgastar a conversa e não solucionar o problema. Isso porque ficar “remoendo” o que foi dito é cansativo e desgasta a relação. Utilize essa dica principalmente se for sobre algo que já foi dito, discutido e resolvido. Ficar “desenterrando defunto” é prejudicial e pode diminuir a motivação do(a) parceiro(a) de no futuro tentar resolver algo conversando com você! Ele(a) pode entender que o que foi dito por ele(a) no passado não foi validado ou levado em consideração. Daí as inúmeras discussões sobre os mesmos problemas ao longo do relacionamento. De fato, não é falando muito que ele(a) vai te ouvir ou te compreender.

4 – Utilize o silêncio

Essa atitude permite seu(sua) parceiro(a) “digerir” o que está sendo dito a ele(a). Você pode enfatizar alguns pontos fazendo uma pausa, ou usar períodos de silêncio depois de falar. Ao mesmo tempo, não interprete o silêncio do seu(sua) parceiro(a) como resistência, ele(a) às vezes vai precisar de um tempo para pensar e processar a informação e que pode ser diferente do tempo que você precisa. Respeite isso!

Quando ele(a) fala:

Ouvir faz parte de uma boa comunicação. Inclusive é uma parte importantíssima! Saber ouvir seu(sua) companheiro(a) significa que você se interessa por ele(a) que você respeita o momento dele(a) falar. Com frequência, os casais se ouvem, mas não se escutam, ou seja, ouvem que algo está sendo dito, mas não entendem o que está sendo dito. Boas habilidades de compreensão também são necessárias para o desenvolvimento de um relacionamento saudável.

1 – Ouça com atenção

Tente manter bom contato visual e demonstre que você a(o) escuta com toda a sua atenção. Não tente fazer duas coisas ao mesmo tempo. Não que você não seja capaz, mas isto comunica que o que ele(a) diz não é tão importante para ter toda a sua atenção, ainda que você não concorde com o que ele(a) diz, ouça primeiro para depois emitir uma opinião. Saber ouvir aproxima as pessoas, constrói laços. Fazendo isso você conquista um aliado(a).

2 – Não interrompa

Você certamente terá dificuldade para ouvir enquanto fala, e possivelmente se sentirá desrespeita(o) quando alguém te interrompe no momento que está falando. Por isso, tente não interromper quando ele(a) fala. Pode ser que seu parceiro(a) comece a repetir o que foi dito por ele, e você pode dizer apenas (de forma calma e firme) “Eu entendi” ou “Você já disse isso”.

3 – Resuma o que foi dito por ele(a)

Tente fazer um resumo claro sobre o que você ouviu e pergunte se foi isso mesmo que ele quis dizer. Isso com frequência ajuda a garantir que você está recebendo a mensagem da forma que foi dita. Ao mesmo tempo, quando você não entende, diga “não entendi” ou “não está claro”, para que ele(a) possa falar de outra forma. Lembre-se do tom de tranquilidade e firmeza, não deixe parecer que está sendo irônica(o) ou sarcástica(o), essa forma de se comunicar pode ser interpretada como falta de respeito ou desdém.

Por fim, escute seu(sua) parceiro. Ele(a) está constantemente ao seu lado, escute tudo inclusive as críticas! Você pode estar diante de uma oportunidade de se fazer melhor a cada diálogo. Seja transparente e honesto quando falar com ele(a). Tudo isso aproxima o casal afetivamente e traz maior liberdade emocional. Coloque em prática essas dicas e viva bem!

Compartilhe este texto com as pessoas que você acha que também podem se beneficiar.

Para entrar em contato com os autores:

Rafael Balbi contato@consultoriorafaelbalbi.com

Luciana Chequer lumessa@yahoo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s