As pessoas que possuem “saúde emocional” sempre foram associadas a imagem de pessoa forte ou resistente. Muitos imaginam que ser forte diante do sofrimento ou da dor emocional é ser emocionalmente saudável. Na verdade, saúde emocional tem mais relação com flexibilidade do que resistência ou força, assim como um objeto, quanto mais forte ou resistente, mais fácil de “quebrar” (ou entrar em “crise”). Pessoas emocionalmente saudáveis sabem manejar emoções positivas ou negativas, produzindo saúde física e equilíbrio emocional. Veja a seguir algumas características das pessoas emocionalmente saudáveis: Características 1 – Elas sabem identificar as causas das emoções.
Pessoas emocionalmente saudáveis sabem identificar as causas das emoções negativas. Em geral, as emoções negativas são fruto de uma das 3 causas: (1) a vida proporciona situações que precisam ser resolvidas, e deixar de agir para solução do problema gera emoções negativas.  (2) a vida proporciona eventos que são dolorosos e não há mais o que fazer, como a perda de um ente querido em um acidente. (3) a sua mente produz pensamentos negativos e isto gera sentimentos negativos. Saber identificar as causas é importante, pois apontam para soluções diferentes. Características 2 – Elas possuam coragem para agir .
Fazer o que gosta ou dá prazer não é problema para a maioria das pessoas, porém ter ações direcionadas para o que é importante em geral é difícil, especialmente quando há algum tipo de desconforto ou privação envolvidos, como fazer dieta ou atividade física, por exemplo. Pessoas emocionalmente saudáveis agem na direção do que é importante para elas, naquele momento da vida delas. Quando estão diante de situações que precisam ser resolvidas, demonstram coragem para fazer o que é importante, ainda que haja desanimo, desmotivação ou outro sentimento negativo. Pessoas emocionalmente saudáveis percebem que nestes casos, apenas a ação remove emoções negativas. Características 3 – Possuem a habilidade para encarar as emoções negativas.
A maioria das pessoas foge diante de emoções negativas. A fuga ocorre de formas diferentes, como distrações nas redes sociais, comer demais (ou de menos), uso de drogas (legais ou ilegais), isolamento social, dormir demais, inquietação, jogos eletrônicos, entre várias outras possibilidades. Pessoas emocionalmente saudáveis encaram as emoções, ficam em contato com elas sem julgamento ou reação, já que não há o que fazer. Não estou falando de lutar para se livrar das emoções, mas de enfrentar com o sentido de estar de frente, observando e notando tal como é. Pessoas emocionalmente saudáveis percebem que a fuga fortalece a emoção negativa.Quanto menos frequente é a fuga e mais de frente estamospara a emoção desagradável,  mais fraca ela se torna e menos frequentemente retorna. Pessoas emocionalmente saudáveis, quando estão diante de eventos dolorosos dos quais não há mais o que fazer, aceitam a dor e não fogem. Neste caso, o ditado “aceita que dói menos” traduz exatamente o que se deve fazer. Características 4 – Possuem a capacidade para lidar pensamentos negativos
Pessoas emocionalmente saudáveis tratam os pensamentos negativos tais como eles são: “pensamentos”. Pensamentos são tratados como palavras, palavras são tratadas como sendo apenas um som ou um rabisco. Pessoas emocionalmente saudáveis se dão conta que cerca de 80% do que pensam sobre o futuro não acontecem, por isso não sofrem por antecipação. Sabem diferenciar os “pensamentos sobre fatos” e dos “fatos em si”. Características 5 – Elas são gentis consigo mesmas
Pessoas emocionalmente saudáveis desenvolvem  compaixão e carinho consigo mesmas. Elas admitam as consequências dos próprios atos e se perdoam pelo que fizeram, sabendo ser mais flexíveis e amáveis consigo mesmas no momento em que mais sofrem. Notam que fizeram algo de “errado”, e, comaceitação, conseguem lidar de forma mais saudável com os sentimentos negativos gerados. Pessoas emocionalmente saudáveis conseguem produzir mais autoestima, quandoreconhecem as suas próprias “falhas” e se perdoam carinhosamente por isso.Esperamos que esses artigo te ajude a se tornar uma pessoas emocionalmente mais saudável e com mais equilíbrio emocional. Se você ainda tiver dificuldade para lidar com as suas emoções, um psicólogo pode te ajudar!
Compartilhe este texto com as pessoas que você acha que também podem se beneficiar.

Para entrar em contato com os autores:
Rafael Balbicontato@consultoriorafaelbalbi.com
Mariana Carmoeventos@consultoriorafaelbalbi.com

Um comentário em “Cinco características das pessoas emocionalmente saudáveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s