Recentemente José Renato Campos, da LUMA Escola Individualizada, entrou em contato comigo com algumas dúvidas sobre mindfulness para crianças. Resolvi escreve este artigo com as questões trazidas por ele, já que são dúvidas frequentes de pais e professores.

– O que é mindfulness?

R: Mindfulness ou Atenção Plena é manter o contato no momento presente de forma intencional e voluntário. A prática formal de mindfulness é manter a atenção em um ou mais estímulo do ambiente, utilizando um dos 5 sentidos da percepção (visão, audição, tato, olfato ou paladar).

– Crianças podem praticar mindfulness?

R: Sim, as práticas de mindfulness são recomendadas para crianças com 5 anos ou mais.

– Se sim, quais são os benefícios que a prática pode trazer às crianças?

R: A literatura aponta que escolas que ensinam mindfulness as crianças possuem um ambiente de sala de aula mais pacífico. As pessoas que convivem com crianças que treinam mindfulness relatam um aumento da concentração e uma disponibilidade mais ampla para atividades. Além disso, as crianças se ficam mais confiantes, mais gentis, e menos propícias a emitir julgamentos sobre os outros.

– Quais são os principais exercícios que podem ser praticados?

R: O exercício de mindfulness mais ensinado para crianças e adultos é manter a atenção na respiração e todas as propriedades da percepção envolvidas como o movimento da barriga, o contato do ar com as narinas, a temperatura e a umidade do ar. De forma simples, peça a crianças para ficar deitada de barriga para cima, fechar os olhos, e prestar a atenção na respiração e no movimento da barriga. Algumas crianças tem dificuldade para manter os olhos fechados, neste caso, solicite a ela para olhar para a barriga enquanto ela se movimenta com a respiração. Um boneco pequeno e leve (de 10 a 15 cm de comprimento) pode ser colocado em cima da barriga da criança para facilitar a visulização do movimento.

– Qual é a importância dos pais em todo esse processo envolvendo as crianças e o mindfulness?

R: É muito importante que os pais pratiquem mindfulness, tanto como parte de um estilo de vida, como durante o treinamento da criança.

– A prática do mindfulness impacta na vida acadêmica das crianças? Por quê?

R: Pelos resultados encontrados na literatura científica sobre mindfulness, é muito provável que as práticas mindfulness melhorem o desempenho acadêmico de crianças de forma indireta. Crianças mais calmas, mais concentradas, mais gentis e mais confiantes tem mais chance de alcançar um desempenho acadêmico satisfatório.

– Qual o melhor local para a prática do mindfulness?

R: Para as pessoas que estão iniciando o treinamento de mindfulness lugares calmos e seguros são mais adequados, pois facilitam a prática, já que oferecem poucas distrações. Para pessoas bem treinadas em mindfulness qualquer lugar seguro pode ser utilizado como local para prática de mindfulness.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s